segunda-feira, 16 de julho de 2012

O CARRO QUE VIROU MOTO!

    
    





Essa história ocorreu no ano de 1993... Em 1993, o eletricista francês Emile Leray com 43 anos na época decidiu cruzar o deserto do Sahara a bordo de seu carro Vintage Citroen.
     Após ter seu carro bastante danificado, passou por situações que deixaria qualquer um maluco, ficando encalhado num deserto marroquino na região da cidade de Tan-Tan.
     Na sua jornada ainda de carro, foi parado em um posto militar e informado que tratava-se de área restrita e de que ele não podia seguir adiante. Não quis voltar a Tan Tan e decidiu ir pelo percurso off-road para contornar a tal área. Infelizmente, o terreno rochoso e acidentado logo causou problemas e ele perdeu o controle do carro antes de bater em uma rocha. O impacto causado ao eixo e à barra de direção do carro o deixou incontrolável.
     Segundo Emile: “Na África, eles chamam o carro de “camelo de aço”, porque ele vai em todos os lugares – desde que você o dirija suavemente.  Obviamente que eu não fiz isso e acabei quebrando-o”.











     Ele se viu obrigado a reconstruir seu Citroen, ou melhor, transformá-lo em uma moto improvisada, criando sua dramática fuga daquelas condições.Como a aldeia mais próxima estava a pelo menos 20 quilômetros de distância, Emile achou  que seria capaz de fazer isso a pé. Depois de considerar as suas opções, Emile decidiu que tentaria transformar seu carro quebrado numa motocicleta. A transformação começou com a retirada da lataria do Citroen, que já virou seu abrigo. Sua “engenharia” converteu o para-choque traseiro em um assento rudimentar. Encurtou o chassis. Posicionou o motor e câmbio no meio do veículo.
     Felizmente, ele tinha uma pequena reserva de suprimentos médicos, água por vários dias e algumas ferramentas, incluindo uma serra. Ele pensou que iria levá-lo apenas alguns dias para construir a moto, mas no final levou  12!
     Após ter condições de fazê-la andar, Emile ainda foi pego pela polícia marroquina, que o levou até o vilarejo mais próximo, e é claro,  aplicou-lhe uma multa porque os documentos de registo para o seu carro já não correspondia “àquilo” que ele estava dirigindo… Nesse momento tinha apenas meio litro de água na reserva.
”Eu não poderia ter voltado a pé – estava longe demais. Eu me coloquei no que chamamos de modo de sobrevivência. Comi menos,  monitorei minhas reservas de  água e de alimentos para que durassem o maior tempo possível “.
     Apesar dessa história ter aparecido brevemente na televisão francesa na década de 1990, o Sr. Leray não divulgou suas façanhas, e só recentemente após aparecer em um site de automobilismo, esses fatos foram amplamente divulgados.
      Sr. Leray, agora com 62 anos, vive no noroeste da França. O mecânico ficou conhecido comoo mecânico mais radical do mundo. Parece-se mais com o eterno McGyver!  E eu que nunca tinha visto uma “moto Citröen”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário